Clube de Campo de Bragança manifesta interesse em aderir ao Programa Adote o Verde

Reforma do campo de futebol
September 12, 2019
Campeonato Sul-Americano de Hockey
September 18, 2019

Na tarde desta terça-feira (10/09), o Prefeito Jesus Chedid recebeu membros da diretoria do Clube de Campo de Bragança no Gabinete da Prefeitura. O objetivo foi tratar sobre uma área pública que o Clube tem interesse em conservar dando espaço para área ajardinada e estacionamento público. Trata-se de uma área pública em um terreno localizado no Jardim Nova Bragança, próximo ao acesso do Clube. A proposta dos diretores do Clube de Campo é que a entidade crie um projeto de paisagismo, manutenção e monitoramento do local, oferecendo uma área de lazer e com vagas de estacionamento.

O Prefeito Jesus apreciou a proposta, analisando a importância da ação e de ser realizado dentro das normas que especificam o programa “Adote o Verde”. Para isso, recebeu ofício da diretoria do Clube e determinou as providências. “É uma parceria bastante viável, como forma de preservar a cidade e oferecer a população um novo espaço bem cuidado.” Disse o Prefeito, que colocou as Secretarias competentes para dar andamento no processo, nas áreas jurídica, administração e obras que verão as diretrizes e darão as orientações necessárias.

A Diretoria do clube saiu satisfeita da reunião. “Estamos discutindo essa possibilidade do Clube adotar essa praça, criar um projeto paisagístico e trabalhar em prol do bairro e dos associados do Clube, um espaço no Jardim Nova Bragança de lazer e estacionamento, e o Prefeito Jesus bem como os secretários foram muito atenciosos e nos orientaram para que possamos dar andamento ao ofício.” afirmou Rodrigo Muner de Oliveira, Diretor Social do Clube.

A reunião contou com a presença do Prefeito Jesus Chedid, Vice Amauri Sodré, dos Secretários Municipais Jota Malon (Especial de Gabinete), Darwin da Cruz Gonçalves (Administração), André Monteiro (Obras) e Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos), além de membros da diretoria do Clube de Campo de Bragança, Luíz Eduardo Pannunzio (Consultor), André Marcel Fonseca (Presidente), Rubens Amaral (Secretário Diretor) e Rodrigo Muner de Oliveira (Diretor Social).

Sobre o programa Adote o Verde – Pensando na extensão das áreas verdes do Município e nos cuidados e atenção constantes que a manutenção desses espaços exige, a Administração do Prefeito Jesus Chedid e Amauri Sodré instituiu o Programa Adote o Verde na cidade visando a conservação de parques, praças, jardins, canteiros centrais de avenidas e demais áreas verdes públicas. A ação envolve a preservação ambiental e embelezamento da cidade e é fundamentada na Lei Municipal nº4647/2018. Ela possibilita que empresas, instituições financeiras públicas ou privadas, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas interessadas administrem essas áreas.

Os interessados em adotar áreas verdes deverão requerer ao Gabinete do Executivo, especificando a área de interesse, a localização de sua empresa e possíveis melhoramentos que queiram realizar na área pleiteada, apresentando projeto de paisagismo.

A empresa, entidade ou pessoa a quem for atribuída a administração da área verde deverá conservar o verde existente, bem como replantar grama, plantas ornamentais e árvores quando necessário, com material, mudas e pessoal próprios, podendo implantar novos equipamentos, desde que autorizados pela Prefeitura. Em contrapartida, poderão instalar uma ou mais placas de publicidade, bem como explorar atividades relacionadas ao comércio de produtos alimentícios, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Poder Executivo.

Fonte: Site Prefeitura de Bragança – Escrito por Joel Castilho